Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

CCJ aprova cota de 30% para negros em concursos públicos em 1ª votação

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira, 24, um projeto de lei (PL) que estende por mais 10 anos as cotas para negros, indígenas e quilombolas em concursos públicos federais. Além disso, o texto eleva a reserva de vagas de 20% para 30%.

O projeto aprovado é um substitutivo, o que significa que se trata de um texto diferente do original. Portanto, ele ainda precisa passar por uma segunda votação, conhecida como turno suplementar.

CONTINUE LENDO...

Na primeira votação, o projeto recebeu 16 votos favoráveis e 10 contrários. Como o projeto é terminativo, ou seja, não precisa passar pelo plenário do Senado, se for aprovado na segunda votação, seguirá diretamente para análise da Câmara dos Deputados.

De acordo com o texto aprovado, a reserva de vagas será aplicada sempre que houver duas ou mais vagas disponíveis.

Atualmente, a legislação estabelece a reserva de 20% das vagas oferecidas em concursos públicos de cargos efetivos e empregos públicos na administração pública federal, autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União.

O governo busca aprovar o projeto antes do término do Concurso Nacional Unificado (CNU), uma vez que a política de reserva de vagas expira em junho. A Lei de Cotas foi aprovada em 2014, durante o governo da presidente Dilma Rousseff (PT), com previsão de validade de 10 anos.

Com informações do Metrópoles

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }