Foto: Filipe Bispo
Foto: Filipe Bispo

Veja como foi a visita de Macron e Lula à Ilha do Combu, em Belém

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Nesta terça-feira, 26, Emmanuel Macron, presidente da França, e Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, visitaram a Ilha do Combu, em Belém, em um evento pré-COP 30 em prol da preservação do meio ambiente.

O governador do Pará, Helder Barbalho, acompanhou o passeio. Além de autoridades como Jader Filho (Ministro das Cidades), Celso Sabino (Ministro do Turismo) e Valter Correia (secretário COP-30).

CONTINUE LENDO...

Cacique Raoni foi condecorado com um prêmio especial de Napoleão Bonaparte e Sonia Guajajara também se pronunciou sobre os perigos da destruição da natureza.

O evento ainda ajudou a exaltar toda a cultura paraense e indígena do Brasil, como bem mostrado pela primeira-dama Janja, bebendo um suco de bacuri na embarcação durante o travessia.

Veja abaixo o tempo real completo do evento para ver todos os detalhes.

Tempo real:

19h35

Fim do evento na Ilha do Combu.

19h34

Fala do presidente Lula: “Nós ainda temos muita luta, com as terras remanescentes. Agora estamos conquistando o direito de reconquistar os quilombos É importante lembrar que os conservadores brasileiros lutam contra isso. O povo indígena já segue na luta. Vamos continuar fazendo muito, é um compromisso nosso. Vocês vão participar ano que vem da melhor organização de COP que já existiu”.

19h25

Evento se aproxima do fim, presidente Emmanuel Macron faz os últimos discursos a favor da preservação do meio ambiente.

Foto: Reprodução/Canal Gov

19h12

Sonia Guajajara, Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, ressaltou a importância da visita do presidente Lula, para dar voz à Amazônia.

Foto: Filipe Bispo

19h10

Mais cedo, durante o trajeto no barco na Ilha do Combu, o presidente francês Emmanuel Macron pediu para pilotar o drone, que estava captando imagens da cobertura da visita à comunidade ribeirinha. Macron pilotou sob orientação do fotógrafo Ricardo Stuckert.

18h57

Veja a fala do Cacique Raoni: “Estou muito feliz aqui. Estou muito contente, dias antes eu tava triste porque perdi minha neta, mas agora estou contente com vocês aqui. Temos que fazer, presidente Lula e Macron, temos que continuar com nosso trabalho. Quero dizer que temos que continuar com esse trabalho, temos que viver em paz. Sempre defendi que não pode ter desmatamento, não consigo aceitar garimpo. Então presidente, quero que o senhor trabalhe para não ter mais desmatamento. Também quero pedir que o senhor apoie a Funai. Presidente Macron, ajude a Funai. Quero falar à todos, estamos fazendo o trabalho aos nossos descendentes. Nunca concordei com o desmatamento, fico preocupado. Estamos sentindo a mudança do clime, o calor, fico preocupado”.

18h46

Emmanuel Macron ganha cesta com produtos paraenses de Helder Barbalho durante visita ao Combu, em Belém.

18h40

Macron faz discurso às lideranças indígenas no Combu: “Povos indígenas que aqui nasceram e cresceram, eles conhecem a natureza, agora podemos celebrar vocês”. “Vamos com o presidente Lula, agora ainda mais forte, no combate a preservação da natureza”.

Foto: Filipe Bispo

18h37

Local de recepção das autoridades na Ilha do Combu. ⬇️

18h33

Já na Ilha do Combu, Lula e Macron admiram a fauna amazônica, em especial a histórica samaumeira.

Fotos: Filipe Bispo

18h16

Junto dos presidentes e do governador, também estão na embarcação à visita ao Combu: Jader Filho (Ministro das Cidades), Celso Sabino (Ministro do Turismo) e Valter Correia (secretário COP-30).

18h13

Primeira dama, Janja experimenta suco de bacuri durante visita à Ilha do Combu, em Belém. “Eu tô aqui tomando suco de bacuri que eu amo, fruta da Amazônia, isso aqui é uma preciosidade, uma joia para o mundo e a gente tem que tomar muito cuidado com tudo isso aqui. A COP30, ano que vem, em 2025, vai ser aqui em Belém, vai ser tudo muito lindo”, disse a primeira dama.

18h02

Embarcação das autoridades chega no furo da Ilha do Combu.

Foto: Reprodução/Canal Gov
Foto: Reprodução/Canal Gov

17h57

Veja os belos registros de Lula, Helder e Emmanuel Macron a caminho da Ilha do Combu. As fotos são do fotógrafo Ricardo Sruckert. ⬇️

Fotos: Ricardo Sruckert

17h51

Algumas pessoas aguardam a chegada de Lula, Macron e Helder no Combu, em Belém. Antes de conhecer a fábrica de chocolate, o presidente francês vai visitar a Samaumeira, uma árvore centenária.

Vídeo: Filipe Bispo

17h42

Na Ilha do Combu, Emmanuel Macron irá visitar samaumeira histórica. Veja abaixo.

17h38

Lula, Macron e Helder seguem passeando pela Baia do Guajará, admirando a vista da capital paraense. A previsão da conclusão da viagem é em 30 minutos.

17h10

No barco a caminho do evento, governador Helder Barbalho apresenta Ilha do Combu para Lula e Macron.

Vídeo: Reprodução / Hana Ghassan

16h57

Lula e Macron já estão no barco na Baia do Guajará, a caminho da Ilha do Combu.

Foto: Cassio Leal/Roma News

16h45

Cacique Raoni ajá está na Ilha do Combu e aguarda a chegada dos presidenciáveis. O cacique vai receber a Ordem Nacional da Legião de Honra, que é uma condecoração instituída em 20 de maio de 1802 por Napoleão Bonaparte, para recompensar os méritos eminentes militares ou civis àquela nação.

Foto: Redes sociais

16h35

Presidente Lula desembarca no Aeroporto de Belém e é recebido pelo prefeito Edmilson Rodrigues. Edmilson presenteia Lula, com o presidente acompanhado da primeira dama, Janja.

16h20

Aproveitando o holofote da visita dos presidentes, servidores ambientais protestam, em Belém, por melhorias de condições de trabalho e reestruturação da carreira.

Foto: Redes sociais

16h05

A fábrica de chocolate na Ilha do Combu, em Belém, que irá receber a visita de Macron e Lula terá uma decoração especial para o evento. Confira abaixo.

16h01

As primeiras comitivas de Lula e Macron acabam de chegar na Estação das Docas com um forte esquema de segurança.

15h55

Na Estação das Docas, a movimentação é moderada. As forças de segurança já isolaram o local, em breve os presidentes estarão a caminho.

Foto: Cassio Leal/Roma News

15h40

Os restaurantes da Ilha do Combu, em Belém, decoraram os locais com as bandeiras da França em homenagem ao presidente francês Emmanuel Macron. Ele visita a ilha na tarde desta terça, 26, acompanhado do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do governador do Pará, Helder Barbalho.

15h21

Por conta da visita do presidente da França, Emmanuel Macron, à capital paraense, a Estação das Docas encontra-se fechada para o público nesta terça-feira, 26. A área do local está bloqueada e a Guarda Municipal, Exército e Polícia Militar do Pará estão encarregados da segurança.

15h00

Confira no link abaixo quais ruas de Belém devem estar fechada para receber os presidentes Macron e Lula.

14h57

Veja mais imagens da movimentação na Baia do Guajará, entorno da Ilha do Combu.

14h53

A travessia para a Ilha do Combu está proibida durante visita de Macron e Lula a Belém. Confira os detalhes ⬇️

14h45

Há três grandes embarcações na entrada do Combu: uma balsa da marinha, um Garnier Sampaio (branco) – navio do Círio Fluvial, e uma fragata. A movimentação de lanchas e botes de polícia e marinha também está intensa.

14h37

A Baia do Guajará, em Belém, já está isolada para receber o presidente da França, Emmanuel Macron, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Os chefes de Estado visitam a capital paraense para tratar de temas relacionados ao meio ambiente, economia e política.

Forças de segurança na entrada da Ilha do Combu. Foto: Filipe Bispo

VER MAIS

VER MAIS