Reprodução / RTP
Reprodução / RTP

Jovem com antecedentes psiquiátricos é acusado de tiroteio em Copenhague

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A polícia dinamarquesa identificou o jovem suspeito da autoria do ataque em um centro comercial de Copenhague, no domingo, 3. O rapaz foi identificado pelos serviços de saúde por registrar antecedentes psiquiátricos. O tiroteio deixou três mortos, além de feridos graves.

Segundo a polícia, ele é dinamarquês e tem 22 anos. Ele não tinha licença para portar as armas usadas no ataque. As autoridades acreditam que tenha disparado aleatoriamente.

CONTINUE LENDO...

“A nossa avaliação é que essas são vítimas aleatórias”, afirmou Soren Thomassen, inspetor-chefe da polícia de Copenhague. “Era conhecido dos serviços de saúde mental por ter antecedentes de doença de foro psiquiátrico”,acrescentou Thomassen em entrevista para a tv local.

Testemunhas contam que mais de 100 pessoas correram para as portas de saída do centro comercial, enquanto outras tentavam refugiar-se dentro de um restaurante e em lojas após os primeiros tiros terem sido ouvidos. Os funcionários do recinto colocaram barricadas nas portas e assim permaneceram por cerca de 45 minutos.

O suspeito foi detido às 17h48 (hora local), enquanto carregava a arma, disseram os investigadores. Foi lançada uma operação de busca em toda a região local da Zelândia no início da noite de ontem, para descartar a possibilidade da existência de cúmplices.

“Vou esperar para comentar sobre o motivo, vingança ou não”, disse o inspetor Thomassen, que também observou: “Não há indicação de que o suspeito tenha trabalhado com outras pessoas”.

O suspeito deve comparecer ao tribunal para uma audiência preliminar nas 24 horas após o ataque e será formalmente acusado de homicídio, informou a polícia.

Hoje, a polícia confirmou o número de vítimas: três pessoas mortas – um dinamarquês de 17 anos, uma dinamarquesa de 17 e um homem de 47 anos com cidadania russa que residia no país.

Mais quatro pessoas baleadas foram identificadas como duas cidadãs dinamarquesas, uma mulher de 40 anos e uma de 19, e dois cidadãos suecos, um homem de 50 anos e uma menina de 16 anos. Estão todos em estado grave.

Com informações da Agência Brasil

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }