Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Vídeo: homem que lia livro de Hitler em biblioteca é preso por ofensas racistas e homofóbicas

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Um homem foi preso dentro de uma biblioteca em São Paulo após proferir ofensas racistas a frequentadores. O caso aconteceu na Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo, e de acordo com a Secretaria a Segurança Pública do estado, a Guarda Civil Metropolitana foi acionada na tarde de ontem, 2, e identificou o que o suspeito, de 39 anos, estava ofendendo uma mulher, também de 39 anos, e uma idosa de 66 anos.

O suspeito foi encaminhado ao 2º Distrito Policial, no Bom Retiro, onde permaneceu detido. Ainda de acordo com a secretaria, o caso foi registrado como injúria e preconceito de raça e cor.

CONTINUE LENDO...

Nas redes sociais, um vídeo mostra o momento em que o homem fala, diversas vezes que “não gosta de negros”, além de utilizar outras frases racistas e homofóbicas. A gravação também mostra que ele tinha um exemplar do livro “Minha Luta”, escrito pelo ditador nazista Adolf Hitler. Ainda no vídeo, alguns dos frequentadores e funcionários confrontam o homem (veja o vídeo).

Em nota a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, responsável pelo espaço, informou que funcionários foram à delegacia prestar depoimento e que um ouvidor teria sido designado para acompanhar o caso.

“A biblioteca é um espaço público marcado pelo respeito à liberdade de gênero, raça, orientação sexual, credo e de celebração da diversidade e de todos os direitos individuais”, enfatiza a nota.

“Tal como diversos outros equipamentos culturais da cidade, tem se empenhado em treinar a sua equipe para lidar com atitudes racistas, transfóbicas e misóginas em seus espaços, ao mesmo tempo em que vem desenvolvendo um trabalho de conscientização junto aos seus servidores”, diz o comunicado.

Com informações do O Vale

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }