Macron visita feira na Guiana Francesa. Presidente chega a Belém nesta terça-feira, 26 (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Macron visita feira na Guiana Francesa. Presidente chega a Belém nesta terça-feira, 26 (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Antes de viagem para Belém, Macron faz visita delicada na Guiana Francesa; veja fotos

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Antes de vir para Belém, o presidente francês, Emmanuel Macron, visita a Guiana Francesa, nesta segunda-feira, 25. No território francês na América do Sul, a visita é considerada delicada. O local exige mais autonomia e está imerso em inúmeras dificuldades.

No território francês, Macron vai tratar sobre o tráfico de drogas, o garimpo ilegal de ouro, apoiar a agricultura e a pesca, permitir a mineração de ouro responsável e sustentável, além de falar sobre a atividade agroflorestal e avançar na questão institucional.

CONTINUE LENDO...

Esta é a segunda vez que o chefe de estado visita o departamento ultramarino francês que faz fronteira com o estado do Amapá. Em 2017, logo quando Macron assumiu o poder, houve a primeira visita após uma greve geral que paralisou a Guiana. Na época, o líder francês disse não ser “papai Noel” quando foi questionado a respeito da criação de um hospital no local.

Desde então, Macron estabeleceu prioridades a compromissos, a começar pela segurança, onde sistema permitiu reduzir drasticamente o tráfico de drogas no aeroporto de Caiena. Após desembarcar do avião presidencial, o líder francês se reuniu com a polícia local, responsável por apreender, semanalmente, cerca de 30 a 40 quilos de drogas que entram na Guiana Francesa.

Por outro lado, o crime organizado ainda assombra o departamento francês, quase completamente coberto por floresta primaria. As organizações criminosas do Brasil, como o PCC, estão fortes no local, principalmente por terem fácil acesso ao território através do estado do Amapá, que faz fronteira com o departamento. Gangues brasileiras estão presentes inclusive na prisão de Remire-Monjoly, perto de Caiena.

Outro assunto delicado para o líder esquerdista, é o garimpo ilegal na região, cerca de 60 homicídios foram registrados no ano passado na Guiana. Macron planeja abordar a Operação Harpia, segundo ele, a operação é marcada por sua eficácia na luta contra o garimpo ilegal de ouro, mas também pela perda de vários soldados nos últimos anos.

Vinda a Belém

Macron desembarca em Belém na tarde desta terça-feira, 26, e será recebido pelo governador do Pará, Helder Barbalho, e o presidente Lula. Na capital paraense, que será sede da COP-30, em 2025, o presidente francês vai fazer um passeio de barco pela baía de Guajará, com parada na Ilha do Combu, onde vão conhecer um grupo de mulheres que cultivam cacau na Floresta Amazônica.

Depois, Lula, Helder e Macron vão percorrer um trecho da mata e se reunir com líderes das comunidades indígenas locais. Ainda na terça-feira, Macron vai para o Itaguaí, no Rio de Janeiro. A viagem ao Brasil ainda inclui visita São Paulo e Brasília.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }