Foto: Divulgação/Equatorial
Foto: Divulgação/Equatorial

Equatorial Pará e PC trabalham em conjunto no combate ao furto de energia elétrica no nordeste do Pará

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A Equatorial Pará apoiou durante esta semana, equipes da Delegacia de Combate a Crimes contra as Concessionárias de Serviços Públicos em supostos furtos de energia elétrica nas cidades de Castanhal, Santo Antônio do Tauá e Igarapé-Açu, no nordeste do Pará. Em Castanhal, 2 residências foram flagradas em furto de energia; em Igarapé-Açu, 3; e em Santo Antônio do Tauá, 1. Em números, os prejuízos causados por conta dos supostos furtos chegariam a abastecer, em média, 80 casas populares por um ano.

Segurança – Giovany Morais, responsável pela Gerência de Serviços Técnicos e Comerciais, alerta que ligações clandestinas causam diversos prejuízos. “A energia consumida e não faturada representa perda de receita para os governos federal, estadual e municipal, pois não há a arrecadação de impostos que estão incluídos nas contas de energia elétrica. Esses impostos deveriam ser revertidos pelo poder público em benefícios para a população”, afirmou.

CONTINUE LENDO...

O furto de energia, segundo o Código Penal, é crime e está sujeito às penalidades previstas na lei, podendo levar, quem comete o crime, a cumprir até oito anos de prisão. Além de um ato criminoso, quem pratica pode estar correndo diversos riscos de sofrer acidentes, inclusive de ir à óbito. A Equatorial Pará faz um alerta: em caso de furto de energia, a Distribuidora deve ser acionada imediatamente.

Quando a energia elétrica é desviada, quem paga a energia furtada são todos os consumidores, que recebem o repasse da tarifa de energia. As perdas contribuem para tornar a conta mais cara para todos os clientes. O valor que é repassado aos clientes, além dos custos para identificar e coibir as irregularidades, obedece uma norma da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que estabelece o quanto de energia cada cliente deverá pagar.

A população pode informar o desvio para a Equatorial Pará, por meio dos canais de atendimento, que são: www.equatorialenergia.com.br, pelo 0800 091 0196, pelo WhatsApp (91) 3217-8200 ou pelo aplicativo, disponíveis nas lojas para IOS e Android, ou presencialmente nas agências de atendimento. Outra alternativa é o Disque-Denúncia – 181, da Polícia Civil.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }