Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Paraense relata situação no RS por causa das chuvas: ‘água na canela e aulas suspensas’; assista

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O estado do Rio Grande do Sul vem sofrendo com as enchentes devido às fortes chuvas que atingem 134 municípios do estado, segundo um balanço divulgado pela Defesa Civil do estado na manhã desta quinta-feira, 02. 

Uma dessas cidades atingidas pela chuva, é a cidade de Nova Prata, serra gaucha, onde mora o paraense Rodrigo de Carvalho Sanches, Engenheiro Civil casado com uma Gaucha e juntos tiveram uma filha. Segundo ele, as chuvas causaram alguns problemas em comparação com as que ficam na região Vale do Taquari, abaixo da serra, pelo fato dela ser localizada em uma área mais alta, por conta disso os problemas não foram tão grandes. 

CONTINUE LENDO...

Há 10 anos Rodrigo frequenta a região, essa é a primeira vez que ele presencia um evento dessa magnitude. Foto: Arquivo Pessoal

“Aqui em Nova Prata a gente teve muita chuva, tá chovendo ainda nesse momento, mas assim, não torrencial como choveu ontem e anteontem, já deu uma amenizado. Tivemos uma rua só aqui no centro que alagou. É uma rua central, então entrou lá na garagem de alguns prédios que tinham subsolo, um terreno ali que era fundo, que era uma garagem, um estacionamento, lava jato, e tinha carro guardado lá também, foi para o fundo, tu viu aí as imagens, né? E tem uma rua só bloqueada aqui porque com essa enxurrada, né, essa chuva toda, comprometeu a galeria pluvial”, afirmou o paraense Rodrigo de Carvalho. 

Ele também menciona que o temporal afetou as realizações de aulas e que os moradores estão preparados para um possível interrompimento de abastecimento de água na região. Segundo ele, devido aos deslizamentos, as estradas estão bloqueadas e eles estão ilhados. “A cidade está completamente bloqueada porque todas as estradas são de serra e em todas as estradas caíram barreiras (desmoronamento de terra), deslizamento de terra, pedra, árvore, e aí preenche as estradas, tu não pode passar, além do risco de cair em cima de carro”.

Rodrigo relatou haver pessoas presas nesses bloqueios de estradas, por conta dos deslizamentos. “A gente teve notícia aqui que houve um  acidente, um carro foi atingido por queda de barreira, gente que ficou travada na estrada, deve estar travada ainda até hoje. A gente tá meio que ilhado, a gente não tem como sair e não tem como entrar, tá assim, por aqui”, relatou o paraense.

O governador do estado do Rio Grande do Sul anunciou evacuação de algumas cidades por conta de um rompimento na barragem de 14 de Julho, localizada em Cotiporã – RS. A Defesa Civil do Estado emitiu um comunicado orientando os moradores de vários municípios a deixarem áreas de risco e buscarem abrigos públicos ou outros locais seguros para permanecerem durante a elevação dos níveis dos rios.

Por: Jorge Mateus Palheta – Estagiário

Sob-supervisão: Andreia Espírito Santo – Editora-Chefe

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }