Foto: Divulgação / Ag. Pará.
Foto: Divulgação / Ag. Pará.

Casa das Artes abre inscrições para workshop sobre arte amazônica

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A Casa das Artes, da Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio de sua Coordenação de Artes Visuais e Audiovisual (Caav), vai realizar o workshop “Artistas da Amazônia: Tempos Cruzados, Pensamentos Diversos”, iniciativa que faz parte do Projeto Laboratório de Aperfeiçoamento, desenvolvido pela FCP. O workshop ocorrerá de 8 a 12 de abril, das 9h às 12h.

Melissa Barbery, gerente da Caav, explicou que o Laboratório de Aperfeiçoamento é a ação do planejamento estratégico que corresponde aos eventos de qualificação. “A gente deu esse nome de Laboratório de Aperfeiçoamento porque não são ações de iniciação, e sim ações que têm um aprofundamento maior, um direcionamento de público-alvo também diferenciado. Esse workshop tem como pré-requisito algum conhecimento sobre a História da Arte, e a pessoa já ter mais de 18 anos, ser artista, pesquisador, estudante de arte ou agente cultural. É esse tipo de público que a gente quer atingir com esse projeto”, disse a gestora.

CONTINUE LENDO...

O workshop, que será ministrado pela professora e pesquisadora Marisa Mokarzel, pretende colaborar com a discussão e reflexão sobre a arte contemporânea na Amazônia, em um contexto de diferentes artistas, considerando o atravessamento de tempos distintos e percebendo elementos estéticos, artísticos e conceituais presentes nas diversas linguagens propostas pelos artistas.

Abordagem 

“A Casa das Artes é um excelente lugar de troca de conhecimentos. A intenção do workshop é observar o artista contemporâneo da Amazônia em seu contexto local, global, fazendo um cruzamento de tempos e abordando aspectos sociais, políticos e étnicos, sem esquecer as especificidades da arte”, informou a professora.

Durante os cinco dias de evento serão abordados temas como diversidade étnica e de gênero na arte; os atravessamentos político-sociais na produção artística e a integração entre artes visuais e literatura.

Além das discussões teóricas, o workshop incluirá práticas de redação de textos curatoriais e experimentação na edição de obras. Ao final do workshop, os participantes receberão um certificado com carga horária de 15 horas.

As inscrições estão abertas até o dia 3 de abril (quarta-feira), e podem ser feitas pelo formulário disponível no link https://docs.google.com/forms/d/1aef7e3_GJ0TCYqwUImFCTVdDVZLlsr8F3v-H7PnUwM4/viewform?edit_requested=true.

Serviço: Workshop “Artistas da Amazônia: Tempos Cruzados, Pensamentos Diversos”, com a professora Marisa Mokarzel, na Casa das Artes – Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236, bairro Nazaré, ao lado da Basílica Santuário. Inscrições até 3 de abril, por meio digital.

Com informações da Ag. Pará.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }