Feira da Foda: conheça a tradição portuguesa do ‘Cordeiro à Moda de Monção’

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Tradicional evento foi interrompido em 2020 devido à pandemia e está de volta em grande

Desde que cheguei a Portugal, em 2018, um outdoor espalhado por algumas rodovias sempre me chamou a atenção. Então este ano eu resolvi conferir de perto o que anunciava aquela publicidade. E foi assim que cheguei à Feira da Foda – isso mesmo, da Foda, que absolutamente nada tem a ver com o que a maioria das pessoas, sobretudo nós, brasileiros, pensam que é. Pelo contrário, a feira tem como protagonista o cordeiro à moda da foda, uma maneira de preparar a iguaria na aldeia de Pias, em Monção, no distrito de Viana do Castelo.

CONTINUE LENDO...

O evento não era realizado há quatro anos por conta da pandemia, mas este ano, a feira, que começou na sexta e termina neste domingo, trouxe uma série de atrações aos visitantes, como apresentações folclóricas e quase 100 expositores de vinhos, artesanato regional e produtores de rês – o gado abatido pronto para consumo. Além, óóóbvio, de muuuuito cordeiro assado no forno à lenha.

Para degustar a foda – sim, sem aspas, pois é mesmo o nome do prato, é necessário adquirir um dos kits à venda: 20 euros por cordeiro com arroz aromatizado, prato, copo e talheres descartáveis, e 26 euros, com a refeição e prato e copo típicos do evento.

Na manhã de sábado, os visitantes puderam assistir à demonstração de tosa de ovelhas e apresentação de grupos e orquestra da região. Entretanto, definitivamente, o cordeiro à foda é a grande estrela.

Mas, afinal, por quê esse nome?

O nome Feira da Foda, segundo as histórias de Monção, surgiu nas feiras antigas, onde vendedores desonestos tentavam engordar o rebanho com sal, para que o gado bebesse mais água e parecesse mais gordo. Quando os compradores percebiam que tinham sido enganados, diziam “que grande foda”. Assim, o termo popularizou-se e deu nome à feira, conhecida pelos pratos saborosos de cordeiro assado.

A Feira da Foda é realizada pela Confraria da Foda e acontece até este domingo, 19 de março, na aldeia de Pias, em Monção, no distrito de Viana do Castelo.

VER MAIS

VER MAIS