Foto: TSE
Foto: TSE

Pará registra 22,65% de abstenções durante o Segundo Turno da Eleições, afirma TRE

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) apresentou na tarde desta segunda-feira, 31, o relatório sobre o resultado do 2º Turno das Eleições Gerais de 2022, em que mostra um aumento de abstenções em relação ao Primeiro Turno das Eleições

De acordo com o relatório mais de 6 milhões de eleitores estavam aptos a votar no estado, porém, 4.701.740 compareceram às urnas o que representa 77,35% dos eleitores apresentando uma queda no número de comparecimento. Já os votos em branco totalizaram 40.902 (0,85), nulos 68.473 (1,43%) mantendo a media comparado ao primeiro turno das eleições. Por outro lado houve um aumento nas abstenções totalizando 1.377.117 representando 22,65% em comparação ao primeiro turno. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu 2.509.084 (54,75%) dos votos paraenses, contra 2.073.895 (45,25%) recebido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro.

CONTINUE LENDO...

Na capital a primeira seção a encerrar a apuração foi às 17h56. Já em relação aos municípios, os três primeiros a concluir foram: Banach às 17h27, Sapucaia às 19h47, ambas da 102a Zona Eleitoral de Jacareacanga, e Cachoeira do Arari às 17h53.

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, avaliou como tranquila as eleições no Pará, durante coletiva concedida na sede do Tribunal às 18h do domingo. “As eleições transcorreram com muita normalidade neste segundo turno”, avaliou.

A desembargadora destacou que houve um percentual pequeno de urnas substituídas durante a votação. “Foram 76 urnas, um número baixo em relação ao total de urnas usadas nas eleições”, disse. Sobre o número de prisões, ela informou que foram 57. “Em um total de 21 municípios, envolvendo vários motivos, mas principalmente pelo uso de celular na cabine de votação”, acrescentou.

Em relação a operação da Polícia Rodoviárias Federal (PRF), que parou veículos nas estradas de todo o país para fazer averiguações, a desembargadora informou que entrou em contato com a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Pará. “Fomos informados que foram feitas averiguações e que nenhum eleitor foi apreendido”, explicou. Além disso, ressaltou que depois das 18h, não houve registro de eleitores em filas, nem notícia de falta de energia nos municípios.

A desembargadora finalizou afirmando que se sente “muito feliz em entregar à sociedade paraense o resultado dessa eleição. Para mim, é motivo de alegria e respeito por ter aprendido tanto com essas servidoras e servidores da Justiça Eleitoral”, disse.

VER MAIS

VER MAIS