Foto: Divulgação (AID/Alepa)
Foto: Divulgação (AID/Alepa)

Alepa News: Artistas paraenses poderão ter obras declaradas como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A Obra musical do violonista clássico Salomão Habib será declarada como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará, através de um Projeto de Lei da deputada Lívia Duarte (Psol). A proposta foi apresentada na manhã desta terça-feira (22), durante Sessão Ordinária na Assembleia legislativa do Pará (Alepa). Outras três matérias, como o mesmo conteúdo, também foram protocoladas.

Outra obra que terá o reconhecimento do Parlamento Estadual é a do violonista Antônio Teixeira do Nascimento Filho, popularmente conhecido como Tó Teixeira. O músico foi o primeiro negro a fazer recital de violão no Pará. Ele é considerado o primeiro violonista negro a fazer um concerto em público no Pará. O artista deixou um legado maravilhoso na história da nossa música como compositor, solista e professor. Ele foi também o primeiro transcritor de obras clássicas para o violão e o grande pioneiro como professor de violão da Amazônia.

CONTINUE LENDO...

Compositor de 200 canções, aproximadamente, inspiradas no folclore amazônico, em lendas indígenas e nos ritmos nordestinos e afro-brasileiros, a obra musical do pianista, maestro e compositor Waldemar Henrique, também poderá ter o reconhecimento de Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará. Waldemar Henrique compôs uma das mais belas canções do repertório lírico brasileiro, como Uirapuru e Foi boto, sinhá.

Manoel Cordeiro, músico e compositor, da mesma forma, poderá ter sua obra reconhecida pelo Poder Legislativo. Nascido em Ponta de Pedras, no Marajó, em 1955, o músico é multi-instrumentista, compositor e arranjador, considerado um dos ícones da música amazônida. Sua obra reúne ritmos da cultura regional tendo como instrumento principal, a guitarra.

“Todos as matérias apresentadas demonstram o valor social e cultural que obra desses artistas representa para o Estado. Espero contar com o apoio dos colegas deputados na aprovação dos Projetos quando virem para a sessão”, disse a deputada Lívia Duarte.

Texto: Andrea Santos / Alepa Divulgação

VER MAIS

VER MAIS